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A beleza de dentro para fora

Atualizado: 29 de mai.

São Paulo, 28 de maio de 2022

Chef Dani Pimenta para o Blog Reciclo Beleza


É muito comum nos dias de hoje falarmos de beleza estética e nesta fala apresentar a todos diversos cosméticos e formas de melhorar a nossa aparência. Porém eu quero aqui falar da beleza por uma outra óptica. Uma visão mais particular que é a beleza que vem através da alimentação .

Desde pequenos ouvimos que nosso corpo é composto de mais de 70% de água, e que é esse líquido tão essencial para a saúde, que nos mantém vivos e saudáveis.

Lembrando que, todos os grupos alimentares além de água, tem diversos nutrientes extremamente necessários para a nossa saúde, e a ausência deles facilmente é percebido pela nossa aparência física.


Podemos encontrar água em todos os seres vivos, em particular, encontramos água nos alimentos que tanto necessitamos para nos nutrir. E é esse tipo de cosmético que venho aqui falar.


Começando pelos cabelos, a descamação no couro cabeludo pode vir em decorrência da falta de ômega 3, que facilmente é encontrado nos peixes, no abacate e em nozes como amêndoas e castanhas.

Os cabelos fracos e opacos são resultados da falta de vitaminas do complexo B e ácido fólico; essas vitaminas tem poder antioxidante e colaboram com diversas reações químicas essenciais para nosso corpo. Podemos listar aqui o couve, o repolho, o espinafre, além dos cereais integrais, leite e ovos. Já o ácido fólico facilmente é encontrado no arroz e no pão integral.

Ainda falando nos cabelos, um dado importante é o surgimento de cabelos brancos. Obviamente é sabido que além da idade, fatores genéticos contribuem com isso, o que pouco é dito é que a falta da produção de melanina para a pigmentação dos fios está na baixa ingestão de cobre, alimentos como cogumelos, frutos do mar, como ostras e mariscos garantem uma rápida absorção do mesmo e garantem a pigmentação natural dos cabelos. Lábios ressecados e aftas são incômodos e um sinal de que a saúde não vai bem.

Outro dado importante é que mostra claramente a falta de vitaminas do complexo B ,principalmente a vitamina B12 que possui um micronutriente essencial para que demais nutrientes atuem no corpo. Consumir frango, ovos e carne vermelha ajudam na absorção dessas vitaminas, porém a ingestão de leveduras e cereais também auxiliam nessa absorção de nutrientes, caso você não seja adepto às proteínas de origem animal.


É normal também algumas imperfeições na pele, mas observe se você tem bolinhas na parte de trás dos braços. Se sim for sua resposta, o corpo está carente de vitamina A e de Zinco. Estas vitaminas são essenciais para a saúde da pele, alimentos como sementes de abóbora , hummus e carne de aves são importantes fontes de Zinco, já a vitamina A pode ser facilmente encontrada no melão e na batata-doce.


Nossas unhas são facilmente um termômetro para identificar uma boa saúde. Consumir alimentos que garantam a boa saúde estomacal é imprescindível uma vez que o ácido estomacal em excesso aparenta facilmente que algo não vai bem . Aumentar a ingestão de frutas é uma boa pedida nestes casos.


As pernas quando aparentam manchas roxas e machucados que muitas vezes nem se sabe de onde vieram pode ser um sinal de carência de vitamina C . Para suprir essa necessidade sugiro a ingestão de morangos , limão , brócolis , acerola e manga.


A falta de fibras é algo que facilmente aparece em nossa pele, a constipação, o mau funcionamento do intestino, além de causar um desconforto grande e acúmulo de peso e impurezas no corpo, também interfere na estética. Uma pessoa que não tem um bom funcionamento intestinal, tem como característica uma alta proliferação de acnes e afecções da pele. E isso só agrava com o uso de adstringentes e outros produtos que prometem acabar com essas infecções de forma instantânea. Uma dieta boa em fibras tem em sua base a ingestão diária de no mínimo 38gr de fibras . Podendo ser encontradas em diversos alimentos tais como as folhas verdes escuras e os cereais . Melhor ainda se consumidos in natura.


Sim, temos ainda muitos cosméticos naturais que podem ser incorporados a nossa dieta, vejam o caso do betacaroteno, tão importante para manter a cor e o aspecto saudável da pele e que é facilmente encontrado nas cenouras.


Não quero aqui colocar um tema tão extenso, na verdade eu apenas fiz alguns dos principais apontamentos científicos para mostrar que todos os cosméticos são essenciais para a beleza, mas o maior deles é a saúde. E a saúde começa no prato, então quando for refazer seu nécessaire com produtos para ficar linda, lembre-se de checar se o seu prato também está recheadinho de vitaminas.


Ahhh !!! e não esqueça , BEBA ÁGUA !!!


No meu canal postei várias receitas e dicas deliciosas e baratas para comer mais e melhor.

https://www.instagram.com/chefdanipimenta/


Um xêro !!


Chef Dani Pimenta

🍎Eu acredito no poder da cozinha ancestral

🌶Há mais de 15 anos transformando vidas.


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