• Reciclo Beleza Sustentável

Ascensão das Oportunidades Digitais

Atualizado: Jan 9

Revista Família Cristã - Ano 86, dezembro de 2020 - nº 1020

Repórter: Juliana Borga


Conheça exemplos de jovens que aproveitaram as facilidades tecnológicas e criaram iniciativas que estão fazendo a diferença em um mundo cada vez mais digital.

A relação entre Covid-19 e tecnologia é mais próxima do que você imagina. O cenário extremo, imposto pelo vírus, está mudando comportamentos com a ajuda dos avanços tecnológicos. E quem protagoniza essas novas oportunidades digitais é o jovem. Ele conta com várias habilidades a seu favor: espírito empreendedor, facilidade em lidar com novas tecnologias e uma vontade imensa de gerar mudanças reais que impactam positivamente a vida das pessoas.


Conversamos com três jovens empreendedores que, movidos por paixões diferentes, conseguiram viabilizar suas ideias e fazer a diferença na vida de muita gente.

O que eles tem em comum? Seus negócios nasceram nos meios digitais! Conhecer diferentes tecnologias fez com que enxergassem oportunidades de colaborar com questões sociais, ambientais e se conectar com pessoas. Eles criaram startups de sucesso e foram, sim, impactados pela pandemia. Mas aproveitaram a oportunidade para se transformar e colher bons frutos a partir dessa nova realidade.


Beleza Reciclada - Ele já administrou outros negócios na área de coleta seletiva, reciclagem e gestão de resíduos, mas ao descobrir que o Brasil é o quarto maior consumidor de produtos e serviços de beleza no mundo (atrás apenas de Estados Unidos, Japão e China), resolveu criar uma startup especializada neste segmento, para fazer a logística reversa e a reciclagem de embalagens de produtos de beleza.


Sua equipe e Fabio Silva criaram um site e um aplicativo em que o cliente (que pode ser uma marca de cosméticos, salão de beleza, clínica estética, fabricante, revenda ou indústrias do segmento de saúde e beleza) contrata sua empresa, a Reciclo Beleza Sustentável, para que ela coloque em prática ações necessárias para que seu negócio se adeque à legislação ambiental e a política nacional de resíduos sólidos, obtendo ainda um selo verde e a certificação ambiental.


Criaram também um aplicativo e o site (AiQBeleza!), onde ainda é possível as pessoas localizarem o ponto de coleta de embalagens de produtos de beleza, perfumaria e cosméticos mais perto de você e fazer um descarte ambientalmente correto. "Este é um dos segmentos que mais geram impacto no meio ambiente, por isso, dar a destinação correta a esses resíduos é tão importante. Sem falar que esse trabalho engaja os consumidores dessas marcas num maior compromisso com a destinação correta dos resíduos e com as questões socioambientais", comenta Fabio.


Com a facilidade da internet, o contato e a contratação dos serviços da empresa de Fabio podem ser feitos de qualquer parte do Brasil, no entanto, os resíduos gerados pelo mercado da beleza e pelos consumidores não são virtuais. Por conta da Pandemia, Fabio ficou impedido de quantificar o volume de embalagens coletadas, já que as visitas técnicas as cooperativas e operadores de reciclagem ficou suspenso por um período. "Nosso modelo de negócios é misto: físico e online, e assim, como todo mundo, também fomos impactados. Por outro lado, conseguimos ampliar a visibilidade do nosso trabalho e aumentar a percepção de valor do que fazemos, atingindo mais pessoas e negócios, mas a pandemia forçou este processo. Esse é um caminho sem volta, mas que ainda passará por muitos "ajustes", acredita Fabio Silva.



Veja a matéria completa com os outros dois empreendedorXs entrevistados na edição 86 da Revista Família Cristã - dezembro de 2020 - nº 1020.

Repórter: Juliana Borga


36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo