• Reciclo Beleza Sustentável

Como tornar as cidades mais sustentáveis

Áreas públicas e privadas precisam se transformar em espaços caminháveis, acolhedores e próximos do meio ambiente.


ESTADÃO: Retomada Verde - Texto: Priscila Mengue/ Ilustrações Marcos Muller

27 de agosto de 2020 | 05h00

Uma retomada verde nas cidades passa por transformações para tornar as ruas e outros espaços em locais acessíveis, acolhedores e de permanência. As potencialidades precisam ser aproveitadas ao máximo para reduzir longos deslocamentos, melhorar a qualidade de vida e se reaproximar do meio ambiente.


Com o automóvel ligado a grande parte das emissões de poluentes, o pedestre virou o protagonista do século 21, com o apoio de uma série de outras alternativas de transporte. Para obter maior resultado, contudo, as propostas precisam ser aplicadas em grande escala.

Essa mudança de paradigma está ganhando espaço em diversas metrópoles, como Paris, que aposta no planejamento urbano como principal plataforma de sustentabilidade. Inspirado nas propostas da capital francesa, o Estadão mostra a seguir transformações simples para tornar as cidades mais sustentáveis.


Mais espaço para o verde


As cidades hoje: ruas e calçadas funcionam como espaços de deslocamento, priorizando carros e sem aplicação de conhecimentos e tecnologias que podem reduzir o impacto ambiental.


Dar novos usos: ruas antes desocupadas pode virar um espaço de lazer, que se espalha também por áreas antes utilizada para o tráfego de veículos.


Tornar ambientes mais acessíveis: projetar calçadas e caminhos com um desenho universal, preparado para atender pessoas com mobilidade reduzida e carrinhos de bebê.


Plantar mais árvores: elas ajudam a reter os poluentes, reduzem as chances de alagamentos e tornam o microclima mais agradável.


Gostou !

Veja mais dicas no artigo completo:

https://www.estadao.com.br/infograficos/brasil,como-tornar-as-cidades-mais-sustentaveis,1115474

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo