• Reciclo Beleza Sustentável

Inovação aliada a Sustentabilidade Ambiental

São Paulo, 16 de Fevereiro de 2021.


As duas palavras – inovação e sustentabilidade, juntas ou separadas, estão em voga, em ascensão. Muito se fala e se escuta, mas o que é, e como aplicar no mundo dos negócios?


Comecemos pela inovação, mas sem defini-la, mas sim comparando-a com outra palavra muito comum, a tecnologia.


Sendo assim, alguns cuidados iniciais, tais como: Não confundir tecnologia com inovação. “A inovação nasce de uma necessidade humana e não de uma tecnologia. A tecnologia viabiliza a inovação” (Carlos Júlio, Mundo Corporativo da Rádio CBN – Gestão Descomplicada). E esta necessidade humana é basicamente, ter uma solução que resolva os problemas de um grupo considerável de pessoas, empresas & negócios.


A inovação também não é criatividade. E parafraseando Carlos Júlio, citado acima, criatividade é você ter ideias, inovação é você implementa-las. Criatividade é você ter uma nova ideia, novas possibilidades. E a inovação é implementar estas possibilidades. A criatividade é pensar o novo e a inovação é fazer o novo acontecer.


E para ajuda-los a inovar em seus negócios, seja você dona(o) do negócio ou colaborador(a) (funcionário), o Design Thinking é uma das metodologias que acelera os processos de inovação. E com metodologia se acelera este processo de criar o novo, o novo desejável, a partir de uma necessidade.


Mas e a tal Sustentabilidade Ambiental, onde entra nisso????


Bom, sem entrar na raiz ou história da palavra, resumirei a Sustentabilidade Ambiental no tripé baseado na união dos três focos mais afetados: o ambiente, a sociedade e a economia. E eu acrescentaria ainda um quarto – a ética, ou ética nos negócios.


Porque sem esta, teríamos e infelizmente temos, algumas empresas dizendo que empregam ou fazem sustentabilidade, quando na verdade estão praticando o “marketing verde”, ou seja, apenas ações de fachada, com anúncios, discursos, propagandas e campanhas publicitárias sobre ser “ambientalmente/ ecologicamente correto”, ao mesmo tempo que são gerados outros impactos negativos decorrentes de seus processos produtivos de produtos e/ou serviços.


Pensando então na inovação que nasce de uma necessidade humana, logo, inovar em sustentabilidade é primordial para avanços de uma nova economia, de uma economia mais verde e inclusiva, capaz de gerar novos empregos, com um meio ambiente preservado e integrado ao dia a dia das pessoas, reduzindo também as desigualdades sociais com geração de trabalho e renda sustentável.



Por Fabio Silva

Sobre o autor: Empreendedor, gestor, atleta, apreciador de gaita nas horas vagas é também Funder da startup green tech - XTEC VERDE, sócio fundador da empresa Reciclo Beleza Sustentável - unidade de negócios da Xtec Verde, especializada na logística reversa, economia circular e reciclagem de embalagens de produtos de beleza, perfumaria e cosméticos.

61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo