• thayanereciclobele

Microplásticos em cosméticos: problemas e soluções

Atualizado: Mar 1


O plástico é um problema contemporâneo muito divulgado, e os microplásticos em especial são poluentes persistentes e de difícil remoção e detecção, porém são encontrados em toda a superfície do planeta. Os cosméticos exercem um papel importante na liberação de microplásticos para o ambiente, porém soluções para este problema já existem e estão sendo colocadas em prática.


Microplásticos são definidos pela Administração Nacional do Oceano e da Atmosfera dos Estados Unidos como polímeros com comprimento menor que 5 mm de comprimento. Essas partículas podem se originar de resíduos domésticos e industriais e através da quebra e fracionamento de plásticos maiores. A maior parte desse microplástico vai parar nos mares e oceanos, contaminando toda a cadeia alimentar e, consequentemente, os produtos utilizados no dia a dia para alimentação e outros fins.


Nas indústrias de cosméticos o plástico é utilizado principalmente nas embalagens e outros componentes, enquanto que os microplásticos exercem funções como esfoliantes. Normalmente são utilizados o polietileno, o polipropileno e o náilon tanto nas embalagens quanto nos esfoliantes, e também em outros produtos como pastas de dentes e sabonetes.

Conforme cresce a consciência ambiental e a demanda dos consumidores por produtos mais sustentáveis, alternativas mais biodegradáveis como sementes de frutas, celulose e minerais estão sendo utilizados nos esfoliantes. Já nas embalagens opções como papelão prensado e outras modalidades de embalagem de papel já estão sendo utilizadas pelos produtores de cosméticos.

Além da mudança de matéria-prima, outras soluções para a poluição causada por plásticos e microplásticos são a incorporação de materiais reciclados na cadeia produtiva, embalagens refiláveis e a logística reversa. O consumidor exerce um papel importante na reutilização e reciclagem, pois é ele que vai fazer com que essas embalagens retornem ao ciclo produtivo através da logística reversa evitando a sua disposição incorreta. Para que isso aconteça, é necessária a disponibilização de serviços como pontos de entrega voluntária e coleta de lixo reciclável.


Nós da Reciclo Beleza Sustentável ajudamos o seu negócio a contribuir para um planeta mais sustentável e com menos plástico através da logística reversa de embalagens de cosméticos. Entre em contato com a gente para conhecer as nossas soluções!







Por Carolina Ramos Régis, Engenheira Ambiental e Coordenadora de Projetos da Reciclo Beleza Sustentável. Oceanógrafa amadora, aspirante a guitarrista e gosta de sempre conhecer lugares novos.

23 visualizações0 comentário