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Sustentabilidade está na moda? Como as marcas do ramo da moda podem ajudar o planeta?


Os consumidores estão mais preocupados com a questão ambiental na hora da compra de algum produto. O conhecimento sobre as práticas sustentáveis adotadas por uma empresa é um dos fatores decisivos no momento da compra.

De fato, o perfil do consumidor está mudando. Ele está mais exigente, deseja comprar aquilo que ele apoia, deseja se reconhecer na marca e está preocupado com as pegadas que ele deixa no planeta.


A sustentabilidade no ramo da moda (assim como em outros ramos) deve visar uma produção mais harmônica com o meio ambiente em todos os processos produtivos de uma empresa/marca desde a escolha dos fornecedores até o descarte dos resíduos pós consumo.

Claro que ações individuais realizadas pelos próprios consumidores, como evitar o rápido descarte, prezar pela durabilidade das roupas, reutilizar, customizar e doar são muito importantes, principalmente se compartilhadas por muitas pessoas. Mas o que uma empresa do ramo da moda pode fazer para atender a esse novo perfil de consumidor? O que os consumidores esperam de uma marca no "quesito sustentabilidade"? Veja algumas dicas abaixo:


  • Se atentar em relação a matéria prima usada na fabricação das roupas. Evitar uso de pesticidas nas plantações da matéria prima e prezar pelo uso de tecidos naturais (evitando os sintéticos);

  • Buscar por fornecedores que tenham responsabilidade socioambiental;

  • Adotar medidas que visem o controle dos gastos de água e energia bem como o reaproveitamento de água;

  • Prezar para que não haja desperdício na distribuição dos produtos até as lojas;

  • Prezar pela qualidade do material para que haja uma boa durabilidade;

  • Adotar a educação ambiental (seja em forma de cursos, email corporativo, avisos e/ou treinamentos) entre os funcionários;

  • Ser transparente, deixar claro os valores e as ações sustentáveis que a marca adota e realiza.

  • Adotar a gestão dos resíduos sólidos provenientes do processo produtivo e do pós consumo.


Consumidores, fornecedores, transportadores, vendedores, empresas, cooperativas de reciclagem, TODOS, atuando juntos em prol do nosso planeta!




Por Thayane Franklin

Sobre autora: Criadora de conteúdo digital, fundadora do canal no Instagram - Cacheada Sustentável com mais de 10 mil seguidores e criadora de conteúdo digital e marketing sustentável na Reciclo Beleza Sustentável.





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