• thayanereciclobele

Sustentabilidade nos salões de beleza, dá pra fazer?

Atualizado: Mar 17


Com o aumento da preocupação com o tema sustentabilidade e o uso consciente dos recursos naturais, os consumidores estão cada vez mais antenados e engajados com marcas que se posicionam positivamente em relação ao meio ambiente. Esse fator faz com que várias empresas de todos os segmentos introduzam medidas mais sustentáveis e demonstrem um desempenho socioambiental eficiente.


Mas afinal, o que é sustentabilidade? É importante entendermos que esse conceito pode estar associado a diversas abordagens. Porém, se tratando da esfera corporativa, ele se resume a ideia do “Tripé da Sustentabilidade”, em que são exploradas as dimensões ambiental, social e econômica da empresa.


Nos salões de beleza a implantação de medidas que integrem os três pilares citados acima vem ganhando força e se tornando um forte aliado ao meio ambiente e ao bolso do empreendedor, já que esse promissor modelo de negócios pode viabilizar vantagens em vários aspectos do empreendimento.


Alguns gestores de negócios de beleza já começaram a perceber que agregar valor a esse segmento tão competitivo pode ser o seu diferencial. Por isso listamos algumas medidas que podem te ajudar nessa nova aventura pelo mundo da sustentabilidade:


  • Descarte de produtos químicos pelos estabelecimentos de beleza através de empresas especializadas na eliminação desse tipo de resíduo, garantindo a não contaminação do solo e dos lençóis freáticos, além da possibilidade de inserção do catador no processo;

  • Redução do uso de papel e produtos descartáveis;

  • Utilização de produtos biodegradáveis e que não testem em animais;

  • Utilização de ferramentas como o  Hair Size , que possibilita o cálculo da quantidade de tintura ou hidratante necessária para o cabelo de cada cliente;

  • Redução dos gastos de água e energia elétrica, como mangueiras que só funcionam quando pressionadas, lâmpadas de luz fria e equipamentos que consomem menos energia.


Para mostrar na prática os resultados alcançados por um empreendimento de beleza, entrevistamos a Gabriela Carreri, gestora do salão Belle Vie localizado na cidade de Jundiaí:


Por que você resolveu iniciar ações sustentáveis em seu salão?

Percebi que mais do que nunca é hora de uma mudança de nosso estilo de vida, e cuidar do futuro daqueles que amamos , seja da nossa família, seja de nossos clientes. Também que há pouca iniciativa nesta área.


Qual a sua opinião sobre sustentabilidade nos salões de beleza?

Minha opinião é que há um longo caminho a percorrermos nesta área. Hoje a atratividade para reciclar carece de maiores incentivos, seja pelas grandes empresas de materiais, seja por salões de grande porte, que a meu ver, deveriam liderar este tema.


Como você promoveu melhorias na sustentabilidade do seu salão, quais ações sustentáveis você aplicou e quais você acha importante e gostaria de implementar?

A maior mudança que tivemos foi em relação aos resíduos que produzimos, o descarte correto desses materiais é fundamental. Também fizemos um programa fidelidade onde às clientes trazem suas embalagens e trocam por descontos ou até serviços, o que conscientizou mais as pessoas. Além disso, hoje temos a preocupação em escolher sempre empresas que prezem pelo meio ambiente.


Você sente alguma mudança em relação ao valor de sua marca e sua competitividade?

Sim, é um diferencial imenso. Sou uma das primeiras em Jundiaí e tenho certeza que este

mercado irá crescer.


Como seus clientes veem essas medidas sustentáveis?

A princípio pareceu algo fora da realidade delas e que aumentaria o custo dos serviços. Mas quando elas viram na prática que isso não aconteceu e que estavam sendo tão beneficiadas quanto o planeta pelas medidas adotadas, elas passaram a ter a visão de quais são os valores do Belle Vie e passaram a apoiar as mudanças.


Como foi a adaptação dos seus funcionários e colaboradores?

Todos sempre foram muito adeptos as ideias, mesmo assim quando foram implementadas

consideraram as mudanças melhores do que o previsto.


Você observou redução de custos após a adoção de práticas sustentáveis?

Eu diria que mais do que isso, as práticas sustentáveis nos fazem ter uma visão diferente sobre o estoque, é comprar e utilizar, utilizar de maneira mais consciente.


Estamos diante de um mercado inovador e cheio de possibilidades. A gestão empresarial com foco na sustentabilidade está atraindo cada vez mais pessoas e ações sustentáveis podem ser revertidos em ganhos estratégicos para sua empresa. Optar por programas de reciclagem e logística reversa são ótimas opções e garantem uma destinação segura e confiável para os resíduos gerados no seu negócio.

E então, já se sente mais seguro para implantar medidas sustentáveis no seu empreendimento? Comente conosco abaixo!





Por Larissa Borges

Sobre a Autora: Engenheira Ambiental colaboradora da Reciclo Beleza Sustentável. Apaixonada por viajar e pelo contato com a natureza.


52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo