• thayanereciclobele

Quais tipos de plásticos estão presentes nas embalagens de cosméticos?

Atualizado: Mar 17


No post anterior sobre microplásticos vimos que existem diversos tipos de plásticos utilizados nas embalagens de cosméticos, porém os mais utilizados são o polietileno (Polietileno de Baixa Densidade - PEBD, Polietileno de Alta Densidade - PEAD e Polietileno de Baixa Densidade Linear - PEBDL), o polipropileno (PP) e o náilon. Neste post vamos falar um pouco mais sobre eles.


O polietileno possui três tipos: o PEBD, o PEAD e o PEBDL, e as diferenças entre os três são dadas basicamente pelos seus processos de fabricação. O PEBD (imagem acima) possui uma mistura de propriedades que é único, combinando tenacidade, boa resistência ao impacto, flexibilidade alta e estabilidade. Ele é utilizado em embalagens flexíveis em geral, embalagens pra líquidos, produtos de higiene, etc. Já o PEAD é indicado especialmente para a fabricação de tubos. Com excelentes propriedades mecânicas, físicas, químicas e hidráulicas. É utilizado principalmente em tubulações e conduítes de fibra ótica e também transporte de sólidos. O PEBDL tem como principais características a resistência à tração, ao impacto e à perfuração. Ele também é muito flexível e alonga sob tensão. Outros pontos positivos são a boa propriedade elétrica e sua resistência a produtos químicos. Ele é utilizado principalmente na produção de sacos plásticos, folhas, bolsas, brinquedos, etc.


O PP é formado a partir da solidificação do gás propileno ou propeno e suas principais características são o baixo custo, a fácil moldagem e a baixa absorção de umidade. É utilizado principalmente para embalagens flexíveis, seringas, sacos para grãos e fertilizantes, etc.


Por último temos o náilon. Este foi a primeira fibra sintética produzida e é conhecido por sua resistência. A sua aplicação é vasta devido à sua durabilidade e maleabilidade: desde as cerdas das escovas de dente, até a composição em fibras roupas e cabos.



Em todos os tipos de plásticos e aplicações é possível perceber as vantagens dos plásticos: o fato de serem duráveis, moldáveis e resistentes. Entre essas aplicações estão as embalagens, que podem ser reaproveitadas e recicladas quando retornam à cadeia produtiva desses materiais. A Reciclo Beleza Sustentável ajuda a sua empresa a trazer de volta à cadeia produtiva as embalagens dos seus produtos.




Por Carolina Ramos Régis, Engenheira Ambiental e Coordenadora de Projetos da Reciclo Beleza Sustentável. Oceanógrafa amadora, aspirante a guitarrista e gosta de sempre conhecer lugares novos

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Junte-se a nós nesta jornada Sustentável. Vêm com a gente !
  • White Instagram Icon
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© 2020  Blog Reciclo Beleza Sustentável. Orgulhosamente feito pra vocês!